Sem dúvida é a água! 

Ela deve ser oferecida às crianças várias vezes ao dia, nos intervalos entre as refeições. O ideal é que a criança sempre leve uma garrafinha de água quando sair de casa. Se a criança tiver dificuldade em consumir a água, ela pode ser saborizada com gotas de limão, rodelas de laranja, hortelã, alecrim e outras especiarias.

Algumas crianças preferem água gelada e outras em temperatura ambiente! Descobrir essas preferências pode fazer toda a diferença na aceitação! A água também pode ser oferecida durante as refeições, mas em pequena quantidade para que a criança não encha demais a barriga de água e perca o apetite!

Beber água é um hábito saudável que depois de adquirido pode ser levado para toda a vida!




IMPORTANTE: no caso de bebês, o melhor alimento é o leite materno! Até os 6 meses o aleitamento materno deve ser exclusivo, sem oferecimento de outros líquidos como água, chá, suco, água de coco, etc. Caso o aleitamento materno não seja possível, é recomendado o oferecimento de fórmula infantil adequada ao momento de desenvolvimento. 

Após os 6 meses, o leite materno continua sendo muito importante para a saúde do bebê, juntamente com o oferecimento da alimentação com complementar. O aleitamento materno deve ser mantido pelo menos até os 2 anos de idade se for viável e desejado pela mãe e pelo bebê.


Mas e os sucos?


Os sucos, apesar de parecerem boas opções para a infância, devem ser evitados, principalmente durante a introdução alimentar.
Abaixo alguns dos principais motivos:


- Um suco, no geral, oferece porções que equivalem a várias frutas, o que aumenta a ingesta calórica diária com pouca sensação de saciedade, podendo levar ao ganho excessivo de peso;

- O suco oferece apenas o açúcar da fruta (frutose) e retira as fibras que regulam a absorção rápida e o pico glicêmico e ajudam no funcionamento intestinal do bebê;

- O organismo do bebê ainda está em programação metabólica. Ao ingerir o suco, a grande quantidade de açúcar recebida muito rapidamente faz com que o seu pâncreas libere insulina em excesso, o que pode levar futuramente à problemas de resistência a essa insulina;   

- A ingestão do suco pode atrapalhar o apetite do bebê para o consumo de suas refeições;

- A criança que se acostuma a beber suco, tende a rejeitar a água


Dessa forma, é mais prático e saudável deixar as frutas para serem comidas inteiras e a água para matar a sede e hidratar o bebê!

Mas calma.... tudo bem se a criança ingerir suco (natural e sem açúcar) em eventos especiais! Na casa da avó, em eventos e passeios! Só não é aconselhável que faça parte da rotina! 


Para finalizar, vale lembrar que todas as bebidas industrializadas não devem ser oferecidas às crianças: refrigerantes, sucos em pó, achocolatados, etc. Café e chás com cafeína (preto, verde, mate) também não são adequados para o consumo infantil.